O deputado do PSD/Açores Carlos Ferreira pediu explicações ao Governo Regional sobre a falta de regulamentação do Suporte Imediato de Vida (SIV), alegando que o processo se arrasta há anos, causando “instabilidade e fragilidade” no funcionamento do serviço.
Carlos Ferreira referiu que o SIV da Ribeira Grande “tem registado frequentes problemas de funcionamento, sendo o socorro prestado pela SIV de Ponta Delgada, enquanto no Faial continua a ter dificuldades ao nível dos tripulantes e algumas situações de inoperacionalidade.
O social democrata recordou, igualmente, que, a 4 de fevereiro de 2019, o Governo Regional, em resposta a requerimento do PSD/Açores, “afirmou que o projeto de regulamentação do SIV estava ‘em fase final de elaboração’ e que previa que o regulamento entrasse em vigor durante o 1º semestre de 2019, o que não aconteceu”.
O parlamentar exigiu, por isso, que o Governo Regional “explique esta demora na aprovação do regulamento do SIV e qual a nova data prevista para a sua entrada em vigor”.
Carlos Ferreira questionou também o executivo para saber “se a situação de falta de enfermeiros é exclusiva do SIV da Ribeira Grande” e se a existência de tripulantes para garantir a operacionalidade do SIV do Faial “está ou não assegurada em todos os turnos”.