O diploma que define a Estratégia para a Implementação da Mobilidade Elétrica nos Açores foi publicado ontem em Diário da República, entrando hoje em vigor.
Este diploma, aprovado na Assembleia Legislativa no início de julho, dá corpo ao Programa do Governo na área da energia, no que diz respeito ao reforço da política de redução de consumo de combustíveis fósseis e de dependência energética face ao exterior, de promoção de consumos e comportamentos energeticamente eficientes e de aposta na inovação, na tecnologia, na eficiência energética.
O diploma prevê um conjunto de medidas, nomeadamente a implementação de uma rede de carregamento de veículos elétricos de acesso público, que abrangerá todas as ilhas e concelhos dos Açores.
Contempla ainda a instalação progressiva da rede de carregamento de veículos elétricos em edifícios em regime de propriedade horizontal, em empreendimentos turísticos e em infraestruturas turísticas, sociais, recreativas, culturais e desportivas, entre outras, bem como em estabelecimentos e conjuntos comerciais, em parques de estacionamento de acesso público e em operações de loteamento urbano.