O deputado do PSD/Açores, Marco Costa, defende que a zona do Lajido da Criação Velha, "merece uma maior atenção e aposta das entidades oficiais", visando "a sua valorização turística, uma vez que é um local emblemático e o principal cartaz fotográfico de promoção da paisagem classificada da ilha do Pico, com a sua imagem de curraletas, o moinho e a representação do plano marítimo do canal Faial-Pico", adianta.
"Neste momento são visíveis alguns constrangimentos junto ao Lajido, nomeadamente dificuldades de estacionamento, algumas dissonâncias em termos de ordenamento e deterioração dos muros das propriedades, assim como falta de equipamentos de apoio aos turistas, mais especificamente a ausência de equipamentos sanitários".
Para melhor aferir a vontade oficial na introdução de melhorias naquela zona, Marco Costa pediu informações à tutela sobre "o número de funcionários da Direção Regional do Ambiente ou da Azorina, SA, que estão destacados em permanência no núcleo do Lajido da Paisagem Protegida da Vinha, na Criação Velha".
Da mesma forma, "e sendo o equipamento de apoio à Piscina da Laja das Rosas, que é propriedade da junta de Freguesia, quer saber se o Governo Regional tem algum protocolo estabelecido com aquela autarquia para a sua utilização por parte dos visitantes do Lajido da Criação Velha".
Marco Costa questiona também o executivo para saber "se existe algum plano ou projeto para essas áreas públicas, pois são visíveis aglomerados de pedra, colocadas por ação humana, que em nada têm relação com o legado histórico das vinhas".