A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, promoveu ontem à noite no Museu dos Baleeiros, uma homenagem a Manuel Goulart Serpa, tendo como tema "Manuel Serpa: O Comendador do Povo".
Com esta sessão pública, o Museu do Pico pretendeu reconhecer o trabalho solidário e humanista que o picoense Manuel Serpa desenvolveu ao longo da vida, ao serviço do progresso social e cultural da sua ilha e Região.
Manuel Costa, diretor do Museu do Pico, informou que esta homenagem já estava pensada há algum tempo e é um gesto que o museu faz a um homem de cultura, de património e a um guardador e zelador de memórias, afirmando mesmo que é uma homenagem de um museu com teto para um museu móvel que é Manuel Serpa.
Já o homenageado disse que esta homenagem significa o apreço que as pessoas têm e uma forma de reconhecer o seu percurso esperando que se foi um exemplo em algumas vertentes espera que os jovens sigam as suas pisadas para a promoção social e cultural porque o lema da sua vida é a vida é uma afirmativa e nós nascemos e vivemos para dizer sim e quem tem este lema naturalmente é útil à sociedade.
A homenagem contou com a participação das três câmaras municipais da ilha do Pico, do diretor regional do Ambiente, em representação do presidente do Governo Vasco Cordeiro, autoridades civis, militares e religiosas, convidados, amigos e familiares de Manuel Serpa.
No final a AMIP e o Museu do Pico entregaram lembranças ao homenageado, foi elaborado um pequeno documentário sobre a vida de Manuel Serpa que contou com testemunhos de várias pessoas e Manuel Costa interpretou o tema Montanha para o homenageado.