A partir de 2019 o triângulo do aquipélago dos Açores tem oficialmente um festival internacional dedicado apenas à temática do jazz. Música e artes plásticas serão apresentados nesta primeira edição. O cartaz deste ano é composto por três bandas, num total de sete elementos com a presença de vários países: Brasil, Itália, Martinica, França e Eslováquia.
Com o apoio dos três municípios da ilha, a produtora Daniela Silveira, que já produz um festival de jazz na ilha Terceira, apresenta o primeiro circuito dinâmico de música jazz no Pico.
Os artistas que compõe o cartaz irão tocar por diversos espaços comerciais ao redor da ilha cruzando a música com as paisagens e gastronomia que se pode desfrutar no triângulo.
Na edição do próximo ano a produtora tem o desejo de se expandir para as outras duas ilhas do triângulo, Faial e São Jorge. A par de outros festivais internacionais já existentes na ilha, este festival pretende levar a marca Triângulo além fronteiras através da Cultura e neste caso em particular através da música.