A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou em São Jorge, que a Rede de Percursos Pedestres dos Açores está a ser dotada com um Plano de Rápida Intervenção e Socorro, através da colocação de postes numerados ao longo de toda a extensão dos percursos e a posterior identificação dos possíveis caminhos que intersetam os trilhos e que permitem chegar às zonas de socorro.
Marta Guerreiro salientou que este instrumento visa “diminuir os tempos de espera, acautelando que o socorro é feito no menor tempo possível, com a identificação do melhor caminho para resgate”.
Na prática, o pedestrianista ao ativar o 112, pode referir qual o último poste numerado que viu, o que permitirá identificar e restringir a zona de ação do resgate, bem como selecionar os meios que podem aceder ao local.
Segundo a governante, “este é um trabalho conjunto com os Bombeiros e a Proteção Civil, que passa pelo trabalho de mapas específicos”, que irá abranger todo o arquipélago.
Neste momento estão na fase da sua implementação, tendo em conta os mais de 83 trilhos e 700 quilómetros de percursos existentes na Região, acreditando que esta será uma ferramenta extremamente importante para garantir maior segurança a todos os amantes do pedestrianismo”.