A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou em Lisboa que a inclusão da ampliação da pista do Aeroporto da Horta no Plano Nacional de Investimentos (PNI) até 2030 é um sinal claro da importância que é dada pelos governos dos Açores e da República a este processo.
Ana Cunha, que falava aos jornalistas no final de uma reunião com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Santos, num encontro em que foram debatidos temas de responsabilidade partilhada e de responsabilidade do Governo da República, considerou que foi dado “um passo muito importante” com a inclusão da ampliação da pista da Horta no Plano Nacional de Investimentos 2030.
Ana Cunha revelou ainda que, para além de um parecer já solicitado à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) sobre a ampliação da pista do Aeroporto da Horta, foi também pedido um parecer ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) sobre o mesmo assunto.
Neste âmbito, a Secretária Regional sublinhou que o facto de o Governo da República estar a desenvolver passos concretos para a concretização desta intenção, “é um sinal claro de que este investimento está nos objetivos do Governo da Republica e, obviamente, nos objetivos do Governo da Região”.
Ana Cunha referiu que outro tema abordado na reunião com o Ministro foi o cumprimento de uma resolução da Assembleia Legislativa de julho passado, em que se recomenda ao Governo dos Açores que solicite ao Governo da República que promova diligências para a operacionalização do regresso da TAP às ligações Lisboa – Horta e Lisboa - Pico.