A água do furo do Cabeço Pequeno não tem condições para consumo humano nem para a lavoura.
A garantia foi deixada pela presidente da autarquia, na assembleia municipal, onde informou que depois dos dados das análises realizadas, a autarquia decidiu fazer contra-análises para avaliar os parâmetros para perceber se era um caso pontual e infelizmente a condutividade ultrapassa todos os parâmetros.
Embora ainda faltem os resultados de dois parâmetros informou que o furo continua encerrado até que cheguem todos os dados para depois participarem ao IROA e saber qual o caminho que vão seguir reconhecendo que aquele furo traz um prejuízo sério para o concelho porque estavam a contar com ele para o reforço de água no concelho.
O presidente garantiu também que a hemodiálise no Pico não deixou de funcionar por causa da qualidade da água, adiantando que no dia 7 ou 8 de julho, data da inauguração prevista para aquele serviço, a água que abastecia o centro de saúde vinha do Furo das Bicadas e a água é de boa. O que aconteceu segundo o autarca foi um problema técnico nas máquinas da hemodiálise.