O Secretário Regional da Educação e Cultura garantiu em Ponta Delgada que o Governo dos Açores vai prosseguir com o objetivo de reequipar as escolas com equipamento informático e, simultaneamente, proporcionar a formação dos docentes nessa área.
Avelino Meneses, que falava na abertura do III Encontro Regional de Tecnologias na Educação, acentuou que o desafio é transformar a utilização do material informático “numa ferramenta vulgar, como o papel e o lápis”.
Neste sentido, o Governo dos Açores iniciou há cerca de dois anos um processo de disponibilização de meios informáticos aos estabelecimentos de ensino mais carenciados.
Numa primeira fase, com um investimento de cerca de 120 mil euros, que permitiu a aquisição de quase duas centenas de computadores, foi possível dotar com os meios necessários as escolas das ilhas de Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo, a escola do Topo, em S. Jorge, e as escolas do Nordeste e da Povoação, em S. Miguel.
O Secretário Regional considerou que este “impulso” será “ainda maior” com a generalização do ensino da programação no 1.º e no 2.º ciclo, o que já levou o Governo a adquirir cerca de dois mil computadores, num investimento de 700 mil euros.
Por outro lado, numa cooperação com a Direção Regional da Ciência e Tecnologia, será lançado um programa de formação de professores para que “acompanhem devidamente o labor dos estudantes”.
Estes investimentos fazem com que o ensino das novas tecnologias na Região “passe para um patamar superior”, afirmou Avelino Meneses.