Três equipas de bombeiros dos Açores, duas dos voluntários da Praia da Vitória e uma dos voluntários de S. Roque do Pico, vão representar a Região e Portugal no Campeonato Mundial de Trauma que se disputa entre 12 e 15 de setembro em França.
As três equipas açorianas, cada uma constituída por dois elementos e um treinador, apuraram-se para esta competição internacional através das classificações gerais obtidas no Campeonato Nacional de Trauma e Desencarceramento, que decorreu em maio na Praia da Vitória.
Na altura, a equipa B e a equipa A da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória sagraram-se, respetivamente, campeã e vice-campeã, enquanto a equipa da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de S. Roque do Pico alcançou o 3.º lugar, todas na vertente 'Trauma'.
Além dos resultados conseguidos já este ano, entre as várias participações em provas, a equipa B dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória sagrou-se campeã do mundo, em 2017, na Roménia, e a equipa A deste corpo de bombeiros conquistou o 2.º lugar no Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento que se disputou em 2018 na África do Sul.
Por seu lado, entre as várias provas em que participou a equipa dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico, destaca-se o 3.º lugar conseguido no Campeonato de Trauma do Triângulo, disputado este ano na Horta.