No âmbito da Campanha Eleitoral para a Assembleia da República, os candidatos do CDS pelo círculo eleitoral dos Açores visitaram ontem o Aeroporto do Pico.
A visita ao Aeroporto do Pico tem segundo os candidatos do CDS à Republica dois motivos. Por um lado o número de ligações à ilha, quer no verão quer no inverno, que é insuficiente e por outro lado a mobilidade dos açorianos onde afirmam que as declarações de António Costa são um ataque à mobilidade dos açorianos.
Rui Martins que falava à comunicação social adiantou que o Pico vai passar de quatro ligações semanais para três e depois para duas durante o inverno o que é manifestamente pouco e defende que a TAP deve reforçar as ligações ao Pico uma vez que a SATA não tem capacidade para o fazer.
Quanto à mobilidade dos açorianos o candidato defende que é um direito na constituição da república e um mecanismo de solidariedade nacional.
Por isso consideram as declarações de António Costa quanto à mudança naquilo que é a mobilidade dos açorianos um ataque aos mesmos adiantando que essa alteração vai trazer constrangimentos para os açorianos e defende que o subsídio não pode traduzir como uma mesada e quando o bolo acabar deixamos de aceder a um preço fácil de suportar pelas famílias, uma vez que os açorianos não viajam só por lazer mas também por motivos de saúde e de negócio.
Se o que está em causa é financiamento desse bolo os candidatos defendem um reforço na fiscalização desse subsídio porque não podem ser os açorianos a pagar por essa inercia e ineficácia dos governos regional e da república.