Os deputados municipais das Lajes do Pico aprovaram na sexta-feira um voto de pesar apresentado pela bancada do PS pelo falecimento do mestre João Alberto das Neves.
Ainda no período antes da ordem do dia os deputados municipais questionaram o executivo camarário sobre a ladeira da Santa Cruz das Ribeiras, o estado de degradação dos edifícios municipais, a escola de equitação, o regulamento de apoio à cultura e ao desporto e o transporte de crianças para as escolas que não sejam abrangidos pelo transporte escolar.
Na ordem do dia os deputados municipais tiveram conhecimento sobre a revisão da tabela das taxas e tarifas para o serviços de águas de abastecimento e resíduos sólidos urbanos, onde a autarquia assumiu o erro e informou que fixou a taxa para os utilizares domésticos em 3,46 euros sendo extensível a habitações, adegas, vinhas, garagens e estábulos e a taxa de 5,96 euros que é aplicada por contador para os resíduos, enquanto a taxa de consumidores não-domésticos é de 14,91 euros por contador.
O presidente informou que os Lajenses que por algum motivo desistiram dos contadores podem voltar a colocá-los sem qualquer tipo de custo e a câmara vai devolver o dinheiro cobrado a mais aos utilizadores.
O presidente do executivo deu conhecimento à assembleia do estudo sobre o reordenamento do Porto das Lajes do Pico onde vão ser ouvidas várias entidades ligadas ao mar e do aproveitamento da Lagoa do Paul no fornecimento de água à população e à atividade agropecuária, bem como eventual produção de energia através de fontes renováveis.
Sobre o aproveitamento da Lagoa do Paul o presidente disse que é uma obra estruturante porque para além do concelho das Lajes poder abastecer algumas freguesias dos outros dois concelhos, beneficiando toda a ilha. Depois do porto de São Roque e do aeroporto o presidente garante que esta é a obra mais estruturante para o Pico.