O Vice-Presidente do Governo destacou em Ponta Delgada o sucesso que já resultou da qualificação de mais de 12.350 Açorianos e o trabalho desenvolvido pelo Executivo Regional nos últimos 10 anos.
Sérgio Ávila que falava na sessão de encerramento do Seminário Regional de Qualificação de Adultos - 10 anos da Rede Valorizar destacou o “trabalho desenvolvido pela Rede Valorizar, que assegurou a possibilidade a mais de 12.350 adultos de se qualificarem em termos académicos e profissionais, com habilitações de nível básico e secundário nos últimos 10 anos”.
Depois de agradecer o empenho dos formadores e das entidades que colaboram com a Rede Valorizar, o Vice-Presidente do Governo sublinhou a “coragem, a determinação e a visão dos Açorianos de se qualificarem” e garantiu que o Executivo vai continuar a apoiá-los.
O governante lembrou os desafios com os quais o Governo dos Açores se viu confrontado a partir de 2012, com a crise internacional, salientando, neste particular, as diversas medidas e iniciativas implementadas no sentido de diminuir o desemprego, gerar mais oportunidades, mais emprego e mais crescimento económico, que, nos últimos três anos, foi nos Açores superior ao nacional.
Relativamente ao mercado de trabalho, o Vice-Presidente do Governo disse que, nesta área, os Açores “apresentam uma evolução muito positiva”, considerando que esse facto se deve à dedicação das famílias e também ao “mérito do empenho e esforço das empresas, que souberam aproveitar bem os incentivos disponibilizados pelo Governo dos Açores”.
De acordo com os dados revelados pelo INE, hoje há mais 7.048 Açorianos a trabalhar do que há três anos e mais 2.823 Açorianos empregados do que há um ano, dados que colocam em evidência a trajetória clara de crescimento do emprego na Região”.