O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), na sequência da passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, informa que, durante o período da madrugada e manhã de hoje, foram registadas 127 ocorrências, nomeadamente 46 no Faial, 21 nas Flores, 20 no Pico, 19 em S. Jorge, nove na Terceira, oito na Graciosa, duas no Corvo e duas em São Miguel.
Estas ocorrências estão, sobretudo, relacionadas com obstruções de vias, danos em habitações, quedas de árvores, inundações e galgamentos costeiros.
Foram realojadas 39 pessoas, na sua maioria na ilha do Faial, tenho esta sido uma das mais afetadas, não se tendo registado, no entanto, qualquer vítima.
Foram ainda evacuadas cerca de 100 pessoas na zona costeira do concelho das Lajes do Pico, por precaução.
José António Soares, presidente da Comissão Municipal da Proteção Civil garantiu que não foram registadas vitimas mas a nível material foi violento e afetou praticamente todo o concelho junto à orla costeira.
Em São Roque do Pico marque Silveira informou que naquele concelho a ondulação não afetou. No entanto o vento provocou danos na cobertura da escola e no armazém da Emater para além de queda de árvores e levantamento de telhas.
A Rádio Pico tentou o contato com Roberto Silva, presidente da Câmara das Lajes do Pico, mas até ao fecho desta edição não foi possível.