Mais sénior, criação do parque infantil e sénior, up to fitness e convivência sem limite de polegadas foram as propostas vencedoras para a ilha do Pico do Orçamento Participativo 2019.
Mais sénior foi uma proposta de Maria Quaresma e tem um valor de cerca de 52 mil euros e permite a reabilitação de algum espaço existente na freguesia da Prainha para apoio à população idosa que se debate com necessidades de Ocupação de tempos livres do idoso, combate ao isolamento, alimentação saudável e envolvimento em atividades inter geracionais.
A criação do parque infantil e sénior da autoria de Márcio Silva e com um valor estimado de cerca de 56 mil euros permite estimular o convívio, a brincadeira e o desenvolvimento motor das diferentes gerações através da implementação de um parque infantil e sénior, num terreno junto ao edifício 2, da Escola Cardeal Costa Nunes (ECCN) o que irá permitir dinamizar a área e criar um espaço divertido e funcional preparado para fomentar o encontro de gerações, a socialização e o espírito de grupo.
O projeto Up to fitness de Catarina Sousa, ronda os 8 mil euros e tem como objetivo criar um espaço de lazer dotado de equipamentos destinados à prática desportiva (mais concretamente um ginásio e um espaço ao livre destinado a aulas rítmicas, como por exemplo: zumba, yoga e pilatos).
Por fim o projeto convivência sem limite de polegadas de Carlota Azevedo, tem um custo de cerca de dez mil euros e consiste na criação de uma sala de convívio no espaço escolar, cujo o uso do telemóvel seria proibido.
Nesta sala seriam desenvolvidas diversas atividades, como por exemplo: jogos de tabuleiro; conversas acerca do dia escolar e workshops, com vista à promoção do desenvolvimento das capacidades mentais.