A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou em Ponta Delgada, a elevada participação dos vários setores de atividade, entidades públicas e privadas, bem como “uma enorme vontade de colaborar” no processo em curso de certificação dos Açores como destino sustentável.
Marta Guerreiro falava à margem do Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, que contou com a participação de entidades públicas, associativas e privadas, representativas dos interesses diretamente relacionados com a temática.
Este comité consultivo tem como objetivo acompanhar, analisar, debater, emitir pareceres e fazer recomendações sobre o processo de certificação, sobre a implementação de instrumentos de planeamento, gestão e monitorização, bem como acompanhar a atividade da Estrutura de Gestão da Sustentabilidade do Destino Turístico Açores (DMO).
A Secretária Regional frisou que se trata de “uma ferramenta que identifica e define as medidas a implementar a curto, médio e longo prazo”, pelo que foi premente ouvir várias entidades, para que este documento possa refletir as necessidades reais dos Açores, capacitando a Região com medidas que respondam às realidades futuras.