Madalena adere à Semana dos Residuos...
O POOC Pico corresponde à faixa costeira da ilha Montanha com uma extensão aproximada de 152 km e abrange os concelhos das Lajes, Madalena e São Roque.
Este plano tem como objectivo as margens marítimas costeiras e interiores e respectivos leitos e margens, com faixas de protecção cuja largura é de 500 metros contados da linha que limita a margem das águas do mar.
O documento é constituído por regulamento, planta de síntese e planta de condicionantes.
Rui Monteiro, Director de Serviços da Orla Costeira explica que “o POOC é um instrumento de excelência para a protecção e valorização da ilha do pico”. Todas as ilhas já têm o POOC com excepção da ilha do Faial que deve arrancar em breve.
Reconhecendo as potencialidades desta ilha ilha, Rui Monteiro disse que “existem muitos problemas relacionados com a proximidade com o mar”.
O POOC Pico tem disponíveis cerca de 5 milhões para investimento. As zonas prioritárias são as que sofrem galgamentos por parte do mar.
Por outro lado José António Soares, Vereador da Câmara da Madalena fez uma breve análise ao documento e opinou que “o plano vem proteger a orla costeira da Madalena e do Pico, daí ser importante a participação das pessoas nesta fase”. Acrescenta que “é mais um instrumento de trabalho”, e que terão que “adaptar os planos às novas realidades como forma de melhorar a qualidade de vida de todos os Madalenses”.
O Plano de Ordenamento da Orla Costeira do Pico está em fase de discussão pública até ao dia 9 de Novembro e pode ser consultado nas Câmaras Municipais da ilha e no Gabinete da Vinha.
Emanuel Pereira / Rádio Pico
A carregar comentários...