Arrancou em outubro, a primeira fase do projeto de análise da viabilidade Socioeconómica das Unidades de Produção da Pesca de Pequena Escala - Modelos de gestão financeira e diagnóstico da cadeia de distribuição -, promovido pela Federação das Pescas dos Açores (FPA).
O projeto, que tem como principal objetivo compreender a dinâmica socioeconómica das operações de pesca de pequena escala, surge da necessidade de melhorar a gestão local da frota e estabelecer operações de pesca responsáveis e eficientes, sendo que resulta de um protocolo entre a Federação das Pescas dos Açores e a Direção Regional das Pescas (DRP).
Nesta primeira fase, serão recolhidos dados de pescadores e armadores, através de um ciclo de workshops realizados nas ilhas da Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial onde será feita a identificação dos modelos de gestão financeira e económica existentes e das fragilidades e oportunidades para o desenvolvimento de ferramentas de análise da viabilidade económica das unidades de produção da pesca de pequena escala.