O líder parlamentar do PSD/Açores anunciou que o partido vai propor, no debate do Orçamento da Região para 2020, a criação do cheque-consulta, de forma a garantir que os utentes sejam atendidos no setor privado ou convencionado sempre que tempo máximo de resposta garantido seja ultrapassado.
Segundo o social-democrata, “um idoso que precisa de mudar as lentes dos seus óculos, para ver bem e evitar quedas que irão onerar o hospital com dias de internamento e o custo da cirurgia, têm que ter acesso a uma consulta”.
Para Luís Maurício, esta proposta “não representa um aumento de custos” para o Serviço Regional de Saúde, “mas trata-se de um investimento, pois permite que os idosos possam ver bem, evitando quedas e fraturas, o que sairá muito mais caro aos hospitais”.
Em relação às listas de espera para cirurgia, cujos dados são “sucessivamente ocultados” pelo Governo Regional desde maio de 2018, o presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores anunciou que o partido vai propor o “reforço de verbas para a produção cirúrgica adicional” nos hospitais do arquipélago.