Foi apresentado em Lisboa o livro “A ARTE DA GUERRA”, um romance de Emília Ferreira, vencedor da 2ª edição do Prémio Literário Nacional Dias de Melo, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal das Lajes do Pico e a editora Ver Açor.
O livro foi apresentado pela escritora Cristina Carvalho na biblioteca do Grémio Literário, com lotação esgotada, tendo estado presente o Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva.
Na abertura da sessão, o Presidente da Câmara referiu que “é sempre um prazer e uma honra dar visibilidade a Dias de Melo, um dos maiores escritores açorianos que escreveu sobre as baleias, que são uma marca dos Açores.
O Presidente da Câmara disse também que “em pleno século XXI a Câmara Municipal das Lajes do Pico encontrou na iniciativa de um prémio literário nacional, uma das formas de homenagear o grande escritor Dias de Melo e acrescentou que a literatura de Dias de Melo será uma peça importante na candidatura à Unesco da Cultura da Baleia a Património da Humanidade, uma candidatura que está a ser preparada sob o lema “Da baleação à preservação das baleias, um exemplo para o Mundo”.
Roberto Silva felicitou a vencedora do Prémio Literário Dias de Melo e agradeceu ao júri do concurso, composto por Luiz Fagundes Duarte, Manuel Tomás, Madalena San-Bento, Urbano Bettencourt e Cláudia Cardoso.