O Vice-Presidente do Governo apresentou em Angra do Heroísmo, o MOVEMPREGO, uma nova medida de apoio à mobilidade interna, que visa “responder à falta de trabalhadores que já se sente em muitas ilhas pelo aumento do emprego que se tem registado”.
A medida destina-se a fomentar a mobilidade geográfica dos recursos humanos na Região, visando a dinamização do mercado laboral e a redistribuição geográfica e profissional da mão-de-obra específica de que se sente necessidade em muitas ilhas, através da atribuição de um apoio financeiro que promova a fixação de trabalhadores e do respetivo agregado familiar nas diferentes ilhas dos Açores”.
O MOVEMPREGO destina-se a desempregados inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego, no Garantia Açores Jovem e a jovens que terminaram o Estagiar L ou T e nunca trabalharam após o término do estágio, e compreende apoios à deslocação e à fixação.
O apoio à fixação será cumulativo com o seu salário, correspondendo entre 25 e 65 por cento do salário mínimo regional, atribuído mensalmente durante seis meses, podendo apresentar majorações cumulativas nos casos em que o agregado familiar seja superior a quatro pessoas, em que o apoiado tenha qualificação superior ou igual a licenciatura, a inscritos no Centro de Emprego há mais de 12 meses ou a pessoas com idade igual ou inferior a 31 anos.
Prevê ainda o apoio às passagens aéreas ou marítimas do agregado familiar a deslocar, não podendo exceder o valor total de 1,5 salário mínimo regional.
Os candidatos devem ser residentes na ilha de origem há mais de 12 meses, não sendo esta medida aplicável a pessoas naturais da ilha de destino.