O Município da Horta vai continuar a apostar forte nas questões ambientais porque o ambiente é a nossa qualidade e assim queremos continuar”. A afirmação foi avançada por José Leonardo Goulart da Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta na conferência de imprensa de apresentação das atividades desenvolvidas pelo Município da Horta no âmbito da X Semana dos Resíduos dos Açores que decorre até 24 de novembro.
Este ano subordinada ao tema “A Educação e Comunicação para a Redução na Produção de Resíduos”, a X Semana dos Resíduos dos Açores arrancou na Horta com a entrada em funcionamento do equipamento de monda térmica e de uma viatura elétrica para apoio à monda térmica e projeto de recolha seletiva porta a porta.
Procurando qualificar o trabalho realizado na área da salubridade e manutenção de espaços públicos e tendo em conta a recomendação para a redução da utilização do glifosato no combate às infestantes, o município do Horta adquiriu este equipamento de monda térmica, inovador na península Ibérica, que utiliza apenas água quente, o que permite a eliminação do uso de herbicidas, num investimento de 23.954 €.
A viatura elétrica constitui um investimento do Município de 49.132,35 € e será utilizada para apoio ao equipamento de Monda Térmica e no projeto piloto de recolha seletiva, porta a porta a ser implementado futuramente em duas zonas da Cidade da Horta.
Hernâni Jorge, Diretor Regional do Ambiente, destacou o papel que o Faial e o Município da Horta tem no que às questões ambientais dizem respeito, “para além de todas as áreas em que tem sido pioneiro, como por exemplo o de implementar ecocentros nas freguesias.