O Vice-Presidente do Governo anunciou no Faial a criação, em 2020, de um pacote de novas medidas que visam o aumento do rendimento das famílias, a criação de mais e melhor emprego jovem, assim como emprego mais estável e melhor remunerado, com vista a “uns Açores cada vez melhores”.
Sérgio Ávila, que falava na Assembleia Legislativa, na intervenção inicial do debate das propostas de Plano e Orçamento para 2020, afirmou que este orçamento reforça a autonomia financeira dos Açores, sendo um “contributo criativo, inovador, inconformado e eficaz para vencer os grandes e novos desafios que se colocam à Região”.
Segundo o responsável pela pasta do Emprego, as famílias açorianas com menores rendimentos verão, em 2020, reforçado o seu rendimento disponível através do aumento do salário mínimo, que passará para 666,75 euros por mês.
O governante anunciou também o aumento de 113,44 euros por mês na remuneração mensal do Estagiar L, o que corresponderá a um aumento da remuneração anual dos jovens estagiários em mais 1.361 euros, e um aumento de 514 euros de remuneração aos jovens estagiários no âmbito do Estagiar T e Inovar.
Sérgio Ávila destacou ainda a medida MOVEMPREGO, que irá contribuir para a mobilidade interna de recursos humanos, através um apoio financeiro à deslocação e à fixação, que pode ser majorado perante critérios como a idade ou a qualificação dos potenciais beneficiários.
Quanto à formação e qualificação, o Vice-Presidente disse que será reforçada a aposta na formação e qualificação dos Açorianos que se encontram já empregados, assegurando, assim, que “12.300 Açorianos empregados tenham novas qualificações, num investimento superior a 3,1 milhões de euros a executar até final de 2020”.