O Secretário Regional da Educação e Cultura garantiu que os agentes do Sistema Educativo Regional podem “aguardar por uma melhoria geral de condições”.
Avelino Meneses, que falava na Assembleia Legislativa adiantou que essas “melhorias” servem um único objetivo, que é “a promoção do sucesso escolar definida no ProSucesso, Açores pela Educação”.
Concretamente, essas “melhorias” incluem o apoio social aos alunos, através da concessão de transportes, alimentação, manuais e outro material, para que “todos estejam em pé de maior igualdade”, de modo a que “nenhum fique efetivamente para trás”.
Para Avelino Meneses, as melhorias acontecerão igualmente na “valorização profissional dos docentes”, dada a recuperação do tempo de serviço, no recrutamento de funcionários, nomeadamente com a abertura recente de 247 vagas, bem como na construção e conservação de instalações que “quase concluem” o programa regional de edificações escolares.
Na cultura, Avelino Meneses informou que o Governo do Açores está prestes a concluir “um importante projeto”, o qual visa dotar cada uma das ilhas com uma unidade museológica de referência.
Com estes projetos, frisou o Secretário Regional, resulta que o investimento global na cultura, que ascende a 13,5 milhões euros, representa 1,7% do total do investimento regional, isto quando “em Portugal e na demais Europa prevalece a reivindicação de 1% de investimento na cultura”.
No desporto são afetados no próximo ano 10,2 milhões de euros garantindo a prática da atividade física desportiva e os compromissos do desporto federado e “assegura” a manutenção das infraestruturas e equipamentos desportivos.