Decorreu este fim-de-semana a 16ª Feira Comercial e Industrial da Ilha do Pico no Pavilhão do Candelária Sport Clube.
A feira contou com um total de 17 empresas divididas por 38 stands em diversos setores de atividade como a construção, seguros, serviços, mobiliário, automóvel e saúde, para além de muita animação para miúdos e graúdos.
Na sessão de abertura Rui Lima, presidente da Associação Comercial e Industrial da Ilha do Pico, disse que “passados 16 anos ainda faz todo o sentido realizar uma feira comercial na ilha porque marca o orgulho e a identidade própria que a ACIP tem com os empresários”.
O presidente defende que “mais do que vender, são fundamentais as trocas comerciais e de contactos numa terra pequena e com limitações, informando que o número de empresas tem vindo sempre a aumentar e atualmente existem mais 252 empresas em 2004”.
Rui Lima reconhece também que “faz todo o sentido o Pico no futuro ter um parque comercial e industrial com dimensão para acolher este tipo de eventos”.
José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena, afirmou que “a realização da feira é um momento de dinamização do tecido empresarial e põe em evidência a vitalidade das empresas e a sustentabilidade do crescimento económico”.
O presidente garantiu que “são 16 anos em que a ilha se une e promove o empreendedorismo, a inovação e reconhece que é fundamental que todos os empresários valorizem esta feira porque o sucesso desta iniciativa só depende do sucesso dos empresários”.
José António Gomes, diretor regional do Orçamento e Tesouro, em representação do presidente do governo regional, agradeceu o convite e desejou os maiores “sucessos empresariais e pessoais” destacando o papel da ACIP, que é um “parceiro vital no desenvolvimento da economia, dinamizando o tecido económico e promovendo o comércio local”.
No âmbito do programa de apoio às empresas regionais, José Gomes informou que “já foram apresentadas quase 1300 candidaturas a este programa, representando 540 milhões de euros de novos investimentos, com um potencial de criação de mais de três mil postos de trabalho diretos, tendo os empresários do Pico uma forte envolvência nestes números, o que demostra que no Pico o dinamismo e a confiança estão em alta”.