A autoridade marítima prevê um "agravamento do estado do tempo e do mar, a partir de sábado", no grupo ocidental e no Grupo Central.
Em comunicado, a capitania do Porto de Santa Cruz das Flores e a Capitania do Porto da Horta alertaram para “a possibilidade de agravamento do estado do tempo e do mar a partir de amanhã e aconselham a comunidade marítima e a população a adotarem "medidas de precaução e proteção".
De acordo com a autoridade marítima, as previsões apontam para a possibilidade de se vir “a verificar agitação marítima forte, com altura significativa superior a quatro metros, de noroeste das ilhas das Flores e Corvo.
Nas ilhas do Triângulo, a agitação marítima, também de noroeste, com altura significativa superior a quatro metros poderá verificar-se a partir das primeiras horas de domingo, refere o mesmo comunicado, alertando para a possibilidade de contínuo agravamento do estado do mar, sempre com direção de noroeste, ao longo do dia 15 de dezembro.
Paulo Rafael da Silva, o capitão do Porto da Horta e de Santa Cruz das Flores, sublinha a necessidade de a comunidade marítima “adotar medidas de precaução e proteção, verificando e reforçando a amarração ou varando em lugar seguro as suas embarcações”.