O PSD/Açores alertou para a necessidade da ativação do Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores (FUNDOPESCA), "de modo a fazer face às inúmeras baixas de rendimento que os pescadores têm vindo a sofrer, devido às más condições climatéricas que, há mais de um semana, se fazem sentir nos Açores", avança o deputado Jaime Vieira.
Jaime Vieira defende que se trata "de uma situação de emergência para os pescadores açorianos, pois há muitos que já não vão para o mar há mais de um mês", assegura.
O social-democrata considera "incompreensível" a demora na ativação daquele fundo de apoio aos pescadores, "numa altura que os Açores foram atingidos por duas tempestades, que condicionaram fortemente a vida dos pescadores da Região", lembra.
Esta é mais uma prova de que a atual legislação do FUNDOPESCA não abarca o que deveria de ser a verdadeira essência de um fundo de compensação salarial para os pescadores açorianos, pois a sua ativação é sempre muito morosa e, mesmo depois dessa ativação, os pescadores esperam imenso até receberem a compensação, explica Jaime Vieira.