O presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico reage com regozijo ao lançamento do concurso público para a construção do novo Terminal de Passageiros.
Mark Silveira afirma que esta notícia é motivo de “enorme regozijo” porque o investimento permitirá melhorar as condições de circulação marítima entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, bem como contribuir para a dinamização da economia do concelho de São Roque.
O autarca enaltece por outro lado o trabalho desenvolvido pelo Governo Regional, particularizando a ação da Portos dos Açores no processo mais recente.
A empreitada de 3,5 milhões de euros abrangerá uma nova gare, a reformulação dos espaços de circulação automóvel e do estacionamento, bem como a ampliação de toda a área.
A nova gare de passageiros ficará com dimensões substancialmente maiores passando dos atuais 171 metros quadrados para 758 metros quadrados de área coberta, o que proporcionará outras condições aos utentes.
Com este reordenamento, a Portos dos Açores pretende promover a implementação de uma estrutura equiparada às restantes do Triângulo, e capaz de oferecer condições adequadas aos fluxos de passageiros e de viaturas, através da rampa Ro-Ro.
Neste novo Terminal, que deve ficar concluído no prazo de 24 meses após ser adjudicado, é introduzida uma maior capacidade de estacionamento e de lugares de espera para embarque de viaturas, que são triplicados, melhorando-se ainda as áreas de tomada e largada de passageiros, com lugares especialmente dedicados para veículos ligeiros, táxis, autocarros e viaturas de turismo.
Está também previsto um aumento da área de aterro do Porto de São Roque, sobre o enrocamento que confina com o mar, ao mesmo tempo que serão criadas áreas de permanência exterior para peões, com estruturas de abrigo e zonas ajardinadas e com a introdução das necessárias segregações entre as zonas de acesso geral e de acesso restrito, que se requerem nos espaços portuários da atualidade.
CMSP/RP