O Vice-Presidente do Governo afirmou, em Angra do Heroísmo, que os dados publicados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional “demonstram que o desemprego tem diminuído de forma consistente nos Açores”.
Sérgio Ávila falava na apresentação do balanço do mercado de emprego dos Açores em 2019, com base nos dados finais do Instituto de Emprego e Formação Profissional, correspondentes à evolução do desemprego no país e na Região.
De acordo com os dados divulgados, o número de desempregados inscritos nos Açores é de 6.982, o que representa o menor número de desemprego registado nos últimos nove anos”, anunciou, acrescentando que esta evolução representa, face ao ano anterior, “uma redução de 9,3% de desemprego nos Açores, ou seja, menos 715 Açorianos desempregados”.
Em relação ao início desta legislatura, no conjunto dos últimos três anos, “verifica-se uma redução de 27% dos empregados inscritos, ou seja, menos 2.629 desempregados”, acrescentou o Vice-Presidente.
O responsável pela pasta do Emprego e da Competitividade Empresarial afirmou que esta redução do desemprego “assenta essencialmente no aumento significativo de novos postos de trabalho”, onde recordou que nos últimos três anos, foram correspondidas 1.700 ofertas de emprego, três vezes mais do que se verificava no período de 2012 a 2013”.