O Grupo Parlamentar do Partido Socialista está em Jornadas Parlamentares na ilha do Pico.
Ontem os Socialistas açorianos apresentaram cumprimentos aos presidentes das três autarquias da ilha, visitaram a Rádio Pico e reuniram com a Unidade de Saúde da Ilha do Pico e com a Associação Comercial e Industrial da Ilha.
Francisco César, presidente do grupo parlamentar do PS, em declarações à Rádio Pico, informou que as primeiras jornadas deste ano, avançaram primeiro no Pico, porque por um lado é uma ilha tem uma economia com bons sinais e com mais pessoas empregadas e por outro lado para verificar o cumprimento dos compromissos eleitorais e constatar isso no terreno.
O presidente adiantou que os compromissos executados no Pico rondam os 94% e com estes contatos na ilha pretendem saber o que falta fazer e quais as prioridades que devem merecer a atenção do grupo parlamentar do PS.
No Turismo o presidente que esteve reunido com a direção da ACIP, constatou que nos períodos de pico a taxa de ocupação é superior a 100%, sobretudo no mês de agosto, no entanto reconhece que nas acessibilidades é preciso melhorar o horário e a frequência e fazer um estudo porque é fundamental ter uma oferta de voos que se adeque a oferta de lugares.
Quanto aos Estaleiros da Madalena reconheceu que estão no bom caminho e a sua concessão deve acontecer em breve. No transporte marítimo Francisco César adiantou que o projeto da Gare de Passageiros de São Roque já é público e que o porto comercial também está a ter uma evolução bastante positiva embora defenda que é uma intervenção que tem que ser pensada de forma muito cuidada.
Na saúde, o presidente do Grupo Parlamentar informou que os défices de financiamento do Serviço Regional de Saúde é um problema comum aos melhores sistemas de saúde do mundo derivado de melhores condições de acesso a consultas e exames complementares, recordando que nos últimos anos a região reforçou o orçamento em mais de 100 milhões de euros para atenuar este problema.
No ano passado Francisco Cesar informou que a ilha do Pico teve mais de três mil consultas de especialidade, no ano passado, número que tem vindo sempre a aumentar.
Em relação ao Centro de Saúde das Lajes relembrou que o processo não está parado e que houve um problema numa laje quando a obra estava em curso. No entanto garantiu que vai ser lançado um novo concurso e que a obra vai avançar o mais rapidamente possível.
As jornadas decorrem até quinta-feira no Pico e o grupo parlamentar do PS estaca também o trabalho desenvolvido ao nível do vinho que tem vindo a melhorar de qualidade bem como na recuperação das vinhas .