Os Açores recebem em 2020, o 10.º World Ranger Congress – Congresso Mundial de Vigilantes da Natureza, na primeira vez que este evento se realiza em Portugal.
A escolha da International Ranger Federation (IRF) foi anunciada pela sua vice-presidente, Linda Nunn, durante a cerimónia de encerramento do Encontro Nacional de Guardas e Vigilantes da Natureza, no Algarve.
A candidatura dos Açores foi apresentada pela Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN), em articulação com o Governo dos Açores, no decurso do 9.º World Ranger Congress, que se realizou no Nepal, de 12 a 16 de novembro, tendo sido preferida relativamente a uma candidatura do Perú.
Os Açores vão, assim, receber em 2022 o World Ranger Congress, depois de, em 2019, ter sido anfitriã do Encontro Nacional de Guardas e Vigilantes da Natureza, o que, para a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, constitui “um claro reconhecimento do trabalho desenvolvido na Região em matéria de conservação da natureza e de biodiversidade, bem como da dignificação e valorização da carreira de vigilante da natureza, cujos efetivos duplicaram nos últimos anos”.
“A Região tem 124 áreas terrestres classificadas no âmbito da Rede de Áreas Protegidas dos Açores, o que corresponde a mais de 24% do território emerso do arquipélago, com um investimento crescente em matéria de conservação da natureza, onde se destacam três projetos LIFE em execução, que representam um investimento direto de quase 23 milhões de euros”, acrescentou Marta Guerreiro.