A Atlantic Bikes, a primeira empresa de mobilidade partilhada dos Açores, irá assinar primeiro protocolo com a Universidade dos Açores, para que juntas possam fornecer os primeiros serviços de bikesharing aos seus estudantes.
Este protocolo tem como objetivo fornecer aos estudantes da Universidade dos Açores o primeiro serviço de bike sharing da região. Irão existir 2 pontos onde os estudantes podem parar as bicicletas:
Um na residência universitária e o outro no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.
As bicicletas têm um cadeado incorporado que deve ser obrigatoriamente trancado ao mobiliário urbano (existente ou criado especificamente com esse fim) ou nas zonas dedicadas a esse estacionamento (como é caso dos dois pontos referidos anteriormente).
Este é um sistema que já se encontra nas mais diversas cidades europeias levando a que haja muito menos congestionamento e passando a ser uma cidade para pessoas ao invés para os carros.
A assinatura do protocolo será amanhã, dia 11 de Fevereiro às 12h00 na Universidade dos Açores, pólo de Ponta Delgada.
O compartilhamento de bicicletas, do inglês bikesharing, é um sistema de utilização de bicicletas sob demanda. Através de um aplicativo de celular, um usuário solicita a reserva de uma bicicleta, normalmente espalhada por locais estratégicos da cidade.
Ao solicitar, o aplicativo direciona o usuário para uma estação. Já no local, pelo próprio aplicativo, o usuário destrava a bicicleta e, logo em seguida, é habilitado a utilizá-la pelo tempo contratado, sendo ainda possível planejar a rota e efetuar o pagamento.