Livro Da Vinha ao Vinho apresentado...
Vasco Cordeiro, que falava durante a cerimónia de abertura da X Semana Cultural da Casa dos Açores de Winnipeg, que ontem se iniciou e que se prolonga até ao próximo fim-de-semana, destacou, igualmente, o facto desta iniciativa demonstrar “a importância que a comunidade portuguesa, e em especial da açoriana, têm sabido ocupar, garantindo um lugar cada vez mais relevante na vida dos locais de residência”.
Para o Secretário Regional da Economia, este género de iniciativas constitui, por isso, “a demonstração de que existe já uma integração plena, quer das gerações que partiram dos Açores para Canadá, quer já das segundas e terceiras gerações de luso-descendentes que continuam a demonstrar um grande orgulho nas suas raízes”.
“Esta Semana Cultural, sendo de toda a comunidade, constituirá sempre uma celebração dos costumes açorianos, e um momento de afirmação por parte dos que um dia para aqui partiram, assim como daqueles que já aqui nasceram e que continuam a respeitar e a viver profundamente as tradições da nossa Região”, afirmou o Secretário Regional da Economia.
Vasco Cordeiro exortou, por isso, “as comunidades açorianas a desenvolver a sua acção no sentido de alcançar uma cada vez maior integração na sociedade canadiana” uma vez que essa maior integração, “trará maior representatividade e uma maior participação na vida colectiva do Canadá sem que, no entanto, sejam esquecidas as suas raízes”.
Segundo Vasco Cordeiro, esta iniciativa demonstra, precisamente, que no Winnipeg “também é Açores”, e esse facto “deve ser encarado com muito orgulho já que ao mostrar o que é mais genuinamente nosso durante estes dias, podemos afirmar, na realidade, que nos encontramos em mais uma ilha dos Açores”.
Para o Secretário Regional da Economia, a forma como tem sido recebido pela comunidade residente no Canadá, demonstra bem que os sentimentos açorianos continuam a perdurar, “entre aqueles que mesmo tendo partido há várias décadas atrás, continuam a não conseguir esconder as suas emoções sempre que fala nos Açores”.
“Este é um sentimento que deve ser recordado sempre por todos aqueles que, na Região, exercem funções públicas e que devem ter sempre como princípio orientador o amor aos Açores, que aqui é manifestado de forma tão profunda”, destacou.
Durante a cerimónia de abertura da X Semana Cultural, Vasco Cordeiro foi galardoado como “Político do Ano dos Açores”, uma distinção atribuída pela Casa dos Açores do Winnipeg e que reconhece “o trabalho que tem sido desenvolvido numa altura em que se colocam grandes desafios ao desenvolvimento económico dos Açores”.
A atribuição deste galardão pretende, igualmente, segundo a Casa dos Açores do Winnipeg, “reconhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Secretário Regional da Economia em prol das comunidades açorianas residentes no exterior”.
No Winnipeg residem cerca de 25 mil emigrantes portugueses, 17 mil dos quais oriundos da Região Autónoma dos Açores.
A carregar comentários...