O Secretário Regional da Educação e Cultura salientou o investimento de cerca de 84 milhões de euros realizado, desde 2012, pelo Governo dos Açores na área do desporto.
Esse montante foi aplicado "em infraestruturas, no desenvolvimento da prática desportiva, da formação ao alto rendimento e também no desporto adaptado”, afirmou Avelino Meneses.
O Secretário Regional considerou que este investimento teve “resultados prometedores", que se traduziram, por exemplo, no aumento de 38 para 53 jovens talentos regionais e de quatro para seis atletas de alto rendimento”.
Avelino Meneses acrescentou que, para esta “evolução positiva”, foram “muitos” os que contribuíram, nomeadamente “cerca de mil treinadores, 1.200 árbitros e 1.600 dirigentes”.
Todo investimento realizado permitiu que, no desporto de competição, os Açores tenham já conquistado “uma considerável reputação externa”, com a participação de atletas açorianos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro, em 2016.
Tudo isto resulta da existência de mais de 23 mil atletas federados, que “transformam os Açores no melhor exemplo de Portugal”, afirmou Avelino Meneses, acrescentando que estes números colocam a Região “com uma taxa de participação desportiva absoluta quase equivalente ao dobro da média do país”
Para o Secretário Regional isto significa, “acima de tudo”, que o desporto nos Açores “é uma atividade de todos e para todos” e que dia-a-dia “faculta entretenimento e bem-estar”.