A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo revelou que, a partir desta sexta-feira estão disponíveis os incentivos financeiros para aquisição de veículos elétricos no Portal da Energia, com um montante global de meio milhão de euros.
No caso de veículos automóveis ligeiros, para pessoas singulares, o valor de incentivo é fixado em 10% do valor pago, até ao limite de 3.000 euros, passando para 2.000 euros no caso de pessoas coletivas.
Relativamente a motociclos de duas rodas ou ciclomotores, por pessoa singular ou coletiva, o valor é fixado em 20% do valor pago, até ao limite de 400 euros.
Para os triciclos motorizados ou quadriciclos, o limite passa a 750 euros, sendo que, no caso dos velocípedes com motor, o valor é de 250 euros.
Para os pontos de carregamento de veículos elétricos, o apoio é fixado em 50% do valor pago, até ao limite de 500 euros
A titular da pasta da Energia sublinhou ainda “a possibilidade de acumulação dos incentivos" concedidos pelo diploma agora publicado com outros de natureza similar, previstos em iniciativas nacionais, "o que traduz a nossa preocupação em fazer com que os Açorianos consigam maximizar os apoios existentes”.
Para todos os veículos elétricos adquiridos desde 1 de janeiro de 2020, as candidaturas aos incentivos podem ser submetidas até 31 de dezembro através do Portal da Energia.
A Secretária Regional afirmou ainda que, “em 2019, foram vendidos cerca de 90 veículos elétricos novos nos Açores, mais do que no conjunto dos dois anos anteriores, totalizando já mais de duas centenas”.
Marta Guerreiro, reforçou a adoção de “novas políticas face aos desafios da atualidade”, a implementação de ações e a oferta de “mais condições para que os Açorianos optem por uma mobilidade sustentável, em cada uma das nove ilhas”.