O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que os novos programas PROAGRI e i9AGRI, cujas portarias foram hoje publicadas em Jornal Oficial, são dois bons exemplos de medidas que visam ajudar os agricultores a reduzir custos de produção, reestruturar o setor e melhorar o desempenho das explorações.
O Secretário Regional salientou que os dois programas "foram concebidos com os contributos dos diferentes parceiros do setor agrícola e em estreita colaboração com a Federação Agrícola dos Açores, e com a preocupação de simplificar o processo de candidatura e de decisão”, acrescentou, salientando que as taxas de financiamento variam entre 30 e 50%, dependendo do tipo de investimento proposto pelo agricultor.
Relativamente ao PROAGRI, João Ponte referiu que permite apoiar investimentos elegíveis até ao montante de 10 mil euros, no caso de aquisição de máquinas e equipamentos, e de 15 mil euros, no caso de investimentos em instalação de rede elétrica de baixa tensão.
Quanto ao i9AGRI, o governante salientou que este programa está mais focado para cofinanciar a introdução de práticas inovadoras nas explorações agrícolas, tendo em vista a diminuição dos custos de produção, sendo que os investimentos elegíveis vão até 20 mil euros.
João Ponte considerou que estas medidas são mais uma evidência da determinação do Governo dos Açores em criar novas e boas soluções para desafios com que o setor agrícola se defronta.