O flagelo da Violência Doméstica e no Namoro é o tema em debate nas Sessões Regionais do Parlamento dos Jovens, que decorrem nos dias 9 e 10 de março na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Cerca de centena e meia de jovens estudantes do ensino básico e do ensino secundário de todas as ilhas do arquipélago, marcam presença no Parlamento Açoriano para a Sessão
Regional do Programa Parlamento dos Jovens, que comemora este ano a sua 25.ª edição.
A Sessão Regional é o resultado do trabalho desenvolvido nas escolas nos últimos meses e que culminou com a eleição dos seus representantes para, por um dia, assumirem as funções de deputado no Parlamento Açoriano e, posteriormente, na Assembleia da República.
O tema central da 25.ª edição do Parlamento dos Jovens versa sobre a Violência
Doméstica e no Namoro dividido em dois subtemas: “Da sensibilização à ação!” para os alunos do ensino básico e “Como garantir o respeito e a igualdade?” para os jovens do ensino secundário.
Durante as sessões os jovens são confrontados com o processo parlamentar e com todas as regras inerentes ao debate democrático. No decorrer dos trabalhos, os alunos deputados aprovam entre eles os Projetos de Recomendação para submeter à Sessão Nacional e elegem os deputados que os vão representar na Assembleia da República.
Esta edição conta com a participação de 65 alunos do ensino básico e 92 jovens do ensino secundário, números que englobam 9 alunos jornalistas candidatos ao prémio Reportagem Parlamento dos Jovens – Açores, sendo 4 do ensino básico e 5 do ensino secundário.
No dia 9 de março, pelas 20h30, decorre o concurso Euroescola, subordinado ao tema
Valores Europeus: também são os teus! - que conta com a participação de 14 alunos, de 7 escolas dos Açores.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional dos Açores, que visa estimular o gosto dos jovens estudantes pela participação cívica e política.