O primeiro guia, dedicado à fauna terrestre da região, é lançado no próximo dia 17 de março, pelas 18h30 na sede do Instituto Açoriano de Cultura. A edição, bilingue, em português e inglês, contempla 201 espécies de animais vertebrados e invertebrados e é o primeiro guia de campo de bolso sobre a fauna dos Açores, podendo ser utilizado por todos os que gostam da natureza.
Os Açores tinham falta de um guia de campo sobre a sua biodiversidade. Para colmatar essa falha, o Instituto Açoriano de Cultura convidou dois professores da Universidade dos Açores, Paulo Borges e Rosalina Gabriel, para um trabalho de coordenação sobre a matéria.
O “Guia Prático da Fauna Terrestre dos Açores / Field Guide of Terrestrial Azorean Fauna”” é não só um livro amplamente ilustrado, didático e de elevado rigor científico, como uma excelente maneira de ficar a conhecer as principais espécies de animais dos Açores, permitindo uma fácil e rápida identificação das espécies endémicas, sejam as mais fáceis de observar, sejam as mais raras.
Por outro lado cumpre o propósito de divulgar informação científica, de um modo apelativo e sintetizado, junto da população escolar, das populações de cada ilha, bem como de quantos nos visitam e se interessam pelo património natural das nove ilhas açorianas.
A obra conta com a colaboração de um vasto conjunto de investigadores, possui um formato facilmente transportável e será vendida a um preço acessível. Algo que só é possível graças ao apoio da Direção Regional do Ambiente.