O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) nos Açores mantém uma tendência decrescente desde janeiro de 2018, passando de 18.568 para 15.583 em janeiro de 2020, o que se traduz num decréscimo de 16% nos últimos 24 meses.
A informação foi avançada ontem pela Secretária Regional da Solidariedade Social na reunião de acompanhamento das políticas sociais que decorreu em Angra do Heroísmo com os vários parceiros que integram esta comissão.
A Secretária Regional salientou a importância deste decréscimo como resultado das medidas concertadas entre as várias entidades governamentais e parceiros sociais no âmbito da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, tendo em conta que, a nível nacional, o número de beneficiários de RSI aumentou em janeiro.
O Rendimento Social de Inserção constitui um apoio destinado a proteger as pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, sendo constituído por uma prestação em dinheiro para assegurar a satisfação das necessidades mínimas, assim como por um programa de inserção que integra um contrato que visa a inserção social, laboral e comunitária dos membros do agregado familiar.