No decorrer desta semana a Câmara Municipal da Horta promoveu uma ação de formação para as equipas de trabalho das juntas de freguesia de Castelo Branco, Ribeirinha e Salão onde, brevemente, entram em funcionamento os Eco-Centros.
Esta formação é fundamental para que estas infraestruturas ao serem inauguradas trabalhem de acordo com os critérios legais e ambientalmente exigidos.
Esta formação foi ministrada pelas técnicas da Divisão de Ambiente do Município e teve como objetivos dar a conhecer o regulamento em vigor para o Ecocentro; as várias tipologias de resíduos, que o ecocentro pode receber; as boas práticas acondicionamento e transporte de resíduos, bem como destacar a importância da recolha seletiva de resíduos; aprimorar a implementação sistema de registo de entradas e saídas de resíduo; entre outros.
Os ecocentros são instalações controladas e vedadas, de maior proximidade aos cidadãos, onde se procede à armazenagem de resíduos urbanos e equiparados, onde é possível entregar diversas tipologias de resíduos, de forma organizada e separada, com vista ao encaminhamento para o destino final adequado.
Na Ilha do Faial, a Direção Regional do Ambiente apoiou a construção de três destes equipamentos, concretamente nas freguesias de Castelo Branco, Ribeirinha e Salão, encontrando-se já devidamente licenciados e prestes a ser inaugurados.