A Câmara Municipal da Madalena, adiou todos os eventos promovidos pela autarquia realizados em espaços fechados, nomeadamente as sessões de cinema no Auditório da Madalena* e Temporada das Artes, até dia 31 de março, face à evolução do novo Coronavírus (Covid-19) no território nacional e no seguimento das recomendações do Conselho de Governo último, da Direção Geral de Saúde e da Direção Regional de Saúde.
A Câmara da Madalena recomenda que os eventos agendados para este período, sejam eles de índole desportiva, cultural ou recreativa, dinamizados por outras entidades públicas ou privadas, sejam, também, adiados para data posterior a 31 de março.
Também a Câmara Municipal de São Roque do Pico, em comunicado refere que vai adiar/suspender e/ou cancelar todas as atividades e eventos públicos da sua responsabilidade, ou nos quais seja parceiro, previstos ocorrerem até 31 de março, que impliquem a concentração de pessoas, como medida para combater a propagação do surto de Covid-19.
A decisão tomada pelo executivo presidido por Mark Silveira adia/suspende e/ou cancela a realização de espetáculos, feiras ou sessões de âmbito cultural, social e recreativo.
A recomendação estende-se ainda às juntas de freguesia, associações concelhias e outras entidades públicas ou privadas, para que suspendam ou adiem os eventos programados e que impliquem ajuntamentos de pessoas.
Além desta decisão, o executivo de São Roque do Pico recomenda a todos os munícipes o reforço das medidas de prevenção, substituindo a ida aos serviços de atendimento presencial por contactos telefónicos ou por correio eletrónico.
A Camara Municipal das lajes do pico também ativou o seu plano de contingência e refere que as deslocações aos serviços da Câmara Municipal só poderão ser feitas se forem absolutamente necessárias recomendando a contatar por via telefónica, por sms ou por correio eletrónico.
São canceladas todas as iniciativas culturais e desportivas promovidas pela Câmara, Não são emitidas licenças de funcionamento para a realização de eventos realçando que é muito importante evitar a concentração de pessoas em espaços públicos.
Também o Museu do Pico informou que suspende toda a programação de espetáculos e de iniciativas públicas nos seus espaços, até 31 de março.