O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou, após conferência da situação com o Reitor da Universidade dos Açores, que o Governo está completamente “disponível e atuante” para ajudar no repatriamento para Portugal dos jovens açorianos do programa Erasmus que se encontram atualmente retidos nos países onde estudam, sublinhando que “esta situação excecional tem que merecer um acompanhamento excecional”.
Rui Bettencourt salientou que se pretende “juntar o apoio, os contactos e a influência institucional do Governo dos Açores aos intensos esforços que a Universidade dos Açores está a desenvolver neste momento” para o repatriamento destes jovens.
O Secretário Regional referiu ainda que, para além do acompanhamento da situação de jovens que desejam regressar de Espanha e Itália, que tem sido efetuado desde a semana passada, juntam-se agora situações de repatriamento de jovens açorianos na Grécia.
Este processo de assistência do Governo dos Açores a estes jovens açorianos, tal como outros a decorrer, está a ser desenvolvido enquadrado pelas normas e procedimentos determinados pelas autoridades de saúde nacional e regional.