A Secretária Regional da Saúde anunciou que cinco concelhos dos Açores já dispõem de uma ambulância e respetiva tripulação dedicadas exclusivamente a COVID-19, designadamente Ponta Delgada e Ribeira Grande, em São Miguel, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, na ilha Terceira, e Horta, no Faial.
Teresa Machado Luciano, que falava numa audição na Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa, indicou que “este reforço decorre da declaração do estado de contingência e da evolução do surto na Região e visa garantir a segurança de profissionais e utentes”.
Questionada sobre a operacionalidade das evacuações aéreas, a Secretária Regional garantiu que “estão a funcionar em pleno”, acrescentando que “não se verificou qualquer problema até agora”.
Foi ainda criada a plataforma informática COVID Açores, para atendimento, validação e acompanhamento dos casos suspeitos, em vigilância e confirmados.
Teresa Machado Luciano anunciou também que foram criadas “duas equipas multidisciplinares, no âmbito da Proteção Civil, que podem ser destacadas, se necessário, para qualquer ilha do arquipélago”, a fim de reforçar a capacidade dos serviços de saúde e garantir o comando de operações de proteção e socorro.
Sobre os equipamentos de proteção individual dos agentes de proteção civil e bombeiros dos Açores, Teresa Machado Luciano reiterou que “existe monitorização diária de stocks, tal como acontece no Serviço Regional de Saúde, estando planeados reforços a curto prazo”.