José António Fernandes, Presidente da Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico, reconhece que o Fundopesca foi bem ativado, mas uma vez que deixa muitos pescadores de fora admite que deve ser criado um apoio financeiro a todos os pescadores que façam parte do rol de uma tripulação de uma embarcação e que tenham descontado para a Segurança Social.
O presidente que falava à Rádio Pico, já ouviu falar que ia ser criado uma apoio mas está confuso porque quem descontou para o Fundopesca vai receber 333 euros enquanto quem não descontou pode vir a receber cerca de 500 euros, ou seja, os cerca de 80% do ordenado mínimo regional anunciados pelo governo. José António Fernandes disse que esta verba deveria ser entregue para todos os pescadores .
O presidente informou que a Federação das Pescas foi consultada para este fundo, ao contrário da Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico falando mesmo em abandono.
Questionado sobre a pandemia, José António Fernandes disse que o sistema de pesca no Pico é diferente das outras ilhas porque no Pico vão poucos pescadores por embarcação, embora reconheça que possa existir algum perigo na venda de peixe porta a porta que deve ser suspensa e ser feita na lota.
O presidente aconselha os pescadores a irem pescar e que escolham as espécies que vão capturar por forma a não inundar o mercado local.