O Governo dos Açores informou ter recebido até à data 1.195 candidaturas ao complemento regional ao ‘lay-off’ e à medida de antecipação de liquidez das empresas, criados para mitigar os efeitos económicos da Covid-19.
Segundo o vice-presidente do executivo, ouvido na comissão de economia da Assembleia Legislativa Regional, o Governo Regional recebeu 899 candidaturas, que abrangem 5.258 postos de trabalho no total, na medida de antecipação de liquidez às empresas criada pelo executivo açoriano.
Relativamente ao complemento regional ao ‘lay-off’, o governante avançou que já foram submetidas 296 candidaturas, equivalentes a 2.171 postos de trabalho.
Sérgio Ávila afirmou que o Governo prevê abranger cerca de 30 mil trabalhadores nas duas medidas, que orçam um total de 45 milhões de euros e afirma que se houver aumento do desemprego, é porque as empresas não aproveitaram este mecanismo e decidiram fazer despedimentos”.
O vice-presidente do executivo regional disse não poder prever como será a variação dos números do emprego na região face aos efeitos económicos da covid-19, assinalando que a retoma económica será diferente de setor para setor.