A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo está a elaborar um Manual de Boas Práticas Covid-19 para o setor do turismo, enquanto medida necessária para a preparação da retoma desta importante atividade económica nos Açores.
Em parceria com a Secretaria Regional da Saúde, este documento está a ser preparado para ser apresentado à discussão com as entidades representativas do setor, como os empreendimentos turísticos, os restaurantes, as agências de viagens, os operadores, as empresas de animação turística, entre todos os outros parceiros.
Segundo Marta Guerreiro, a prioridade atual tem a ver com “as questões de segurança sanitária”, pelo que importa reunir as práticas que devem ser seguidas no sentido de garantir toda a segurança necessária e desejada para umas férias verdadeiramente tranquilas e relaxantes”, não só aos futuros visitantes, mas também a todas as pessoas que trabalham no setor.
Marta Guerreiro adiantou que “primeiramente, numa fase ainda mais resguardada, o plano aponta para o mercado regional; seguindo-se, uma aposta mais forte no mercado nacional; e, só posteriormente, e há medida do que for possível e recomendado, abrir para os mercados externos”.