A Câmara Municipal de São Roque do Pico adjudicou à empresa Tecnovia-Açores a empreitada de ‘Requalificação do Espaço Urbano Público da Praceta dos Baleeiros’, no Cais do Pico, pelo valor de 233.900 euros, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.
Aprovado por unanimidade na reunião de Câmara realizada por videoconferência, o investimento permitirá requalificar uma das zonas mais emblemáticas da vila de São Roque do Pico, próxima do porto de passageiros, e onde estão localizados o Museu da Indústria Baleeira, o Clube Naval, a Zona Balnear da Rampa e o Monumento ao Baleeiro.
Com um prazo de execução de cinco meses, a empreitada é suportada em 85 por cento por fundos do Programa Operacional Açores 2020, sendo os restantes 15 por cento da responsabilidade do Município de São Roque do Pico.
A intervenção num espaço de 4000 metros quadrados assenta essencialmente na requalificação de pavimentos e no reforço dos muros laterais da antiga rampa de varagem das baleias.
O pavimento da Praceta será coberto com um tapete betuminoso de cor avermelhada, salvaguardando-se, no entanto, o lajeado de pedra remanescente do antigo pátio de desmancha, e serão construídos ao redor passeios sem relevo.
O projeto inclui a instalação de candeeiros, consistindo na recuperação e replicação dos de betão existentes na zona.
Aproveitando as obras no pavimento está projetada a implementação de tubagens destinadas à água e eletricidade para servir as instalações provisórias utilizadas habitualmente durante o Festival Cais Agosto.