O parlamento dos Açores vai reunir-se pela primeira vez, a partir de hoje, desde que teve início o surto da Covid-19, numa sessão plenária que vai decorrer de forma virtual e com temas relacionados apenas com a pandemia.
Entre as iniciativas da agenda provisória dos trabalhos, a que a agência Lusa teve acesso, estão sete propostas do CDS, três do PSD, uma do PS, uma do Bloco de Esquerda, uma do PPM e uma da deputada independente, todas elas reivindicando medidas destinadas a mitigar os impactos que o novo coronavírus provocou, tanto nas famílias como nas empresas.
Esta primeira sessão legislativa desde o início do surto da Covid-19 será também a primeira a decorrer de forma não presencial, apenas com recurso ao sistema de videoconferência, o que obrigou os líderes parlamentares a definir novas regras de funcionamento internas e normas de conduta e de boas práticas.
As regras aplicam-se, por exemplo, ao uso do microfone, do auricular e até do telemóvel, no sentido de evitar interferências na reunião, bem como recomendações para que os deputados desliguem todas as outras aplicações que possam estar a usar, para evitar que a ligação à Internet fique demasiado lenta.
A sessão plenária da Assembleia Legislativa os Açores vai decorrer durante três dias (de terça a quinta-feira), começando às 10 horas e terminando por volta das 19 horas, com interrupção para almoço entre as 13 horas e as 14h30.