A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou ontem que o Governo dos Açores tem apostado numa campanha exaustiva contra a violência doméstica e na divulgação do número da Linha Contra a Violência (800 27 28 29), nomeadamente através de divulgação vídeo, áudio e imagem da Campanha Regional Contra a Violência Doméstica.
Andreia Cardoso, que falava na Assembleia Legislativa, por videoconferência, no debate de um projeto de resolução para a proteção das vítimas de violência doméstica, salientou que “a campanha regional contra a violência doméstica iniciou-se a 25 de novembro, por via da sua apresentação pública, tendo nessa data, iniciado a sua divulgação através de um spot de vídeo com cariz inclusivo transmitido nas redes sociais, nomeadamente através do Facebook e do Youtube”.
Andreia Cardoso reconheceu a importância deste tema, especialmente nesta fase de isolamento social, face à evolução da pandemia COVID-19 no país e na Região, uma vez que “este cenário coloca novos desafios à violência doméstica na Região”.
A Secretária Regional da Solidariedade Social disse que, nas primeiras quatro semanas de confinamento, o número total de sinalizações para intervenção e apoio a vítimas de violência doméstica foi de 41 casos, tendo-se assistido a uma tendência estável no número de sinalizações, com uma média de 10 novos casos por semana.
“Dos casos intervencionados pelas Redes e Polos, cerca de 46% foram encaminhados pela PSP, seguindo-se os casos em que foi a própria vítima que pediu ajuda à Rede, cerca de 24%”, revelou.