A Autoridade de Saúde Regional dos Açores revelou, na sexta feira, que será feito um rastreio à covid-19 nas escolas da região, à medida que foram reabrindo, tal como foi feito em unidades de saúde e lares de idosos.
“Iremos também iniciar ao nível das escolas, no sentido de procedermos a estes rastreios e de certo modo podermos ter algum ponto de partida no que diz respeito ao despiste da possível infeção pelo novo coronavírus”, afirmou Tiago Lopes, no ponto de situação diário sobre a evolução da pandemia da covid-19 nos Açores, em Angra do Heroísmo.
Nas ilhas de Santa Maria, Flores e Corvo, onde até ao momento não foram registados casos de infeção pelo novo coronavírus, foram hoje retomadas as aulas presenciais nos três ciclos de ensino básico, bem como no secundário.
Nas restantes ilhas serão retomadas apenas as aulas presenciais nos 11.º e 12.º anos, no dia 18 de maio nas ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa e no dia 25 de maio na ilha de São Miguel.
Segundo Tiago Lopes, “nada aponta para que possam existir situações de possível infeção pelo novo coronavírus, senão já se tinham manifestado por alguma via ao longo destas últimas semanas”, mas é preciso “acautelar uma possível segunda vaga” da covid-19.